Memórias: o complicado “livro da vida”!

Muitas vezes eu me perguntei, ao longo da vida, o que é importante ou essencial para uma criatura viver feliz. Pois é. Ao que tudo indica, eis aí o grande mistério da vida!

Para muitos, a resposta para essa indagação está bem à nossa frente e, perversamente, a nossa “miopia emocional” não nos deixa enxergar. No fundo, é uma lástima. Porquanto podemos perceber que, reiteradamente, boicotamos as chances de sermos felizes. Convenhamos, meus amigos: nós possuímos uma extraordinária tendência de “complicar” a vida. E ao torná-la confusa, deixamos a harmonia e a simplicidade quase inalcançáveis…

O que eu posso dizer é que demorei muitas décadas para escapar dessas “armadilhas” autoimpostas. E sei bem o quanto isso é difícil. Doloroso, até. Afinal, na eterna luta pela saúde emocional, o “pedágio” a pagar é inexoravelmente alto, feroz e implacável. Não poupa ninguém e tampouco aceita “cheque pré-datado”. Paciência!

Então, qual é a saída, Carlos?, perguntarão alguns. E eu respondo: não sei. Juro que não! Sei apenas que essa “busca” é solitária e individual, por mais coletiva que seja a nossa trajetória. Quem sabe o melhor a fazer seja priorizar determinados valores na vida e, com isso, poder se “presentear” e assumir o bem-querer? Muito embora possa parecer linguagem de autoajuda, o certo é que se pode viver de modo mais sereno e harmonioso.

Aliás, ao pensar nisso tudo, eu me lembrei da cena final belíssimo filme “D. Juan de Marco”. Lembram? Na voz do “irresistível-impostor”, ouvimos a comovente proclamação do paciente ao psiquiatra: “São quatro as questões de valor na vida: o que é sagrado? Do que é feito o espírito? Por que vale a pena viver? Por que vale a pena morrer? A resposta para essas questões é sempre a mesma: amor… só por amor!”

cartola_especial

PS.  Nunca mais poderei me esquecer do delicioso sabor que a “Cartola” do nordeste possui… lá, isso não!

 

Publicado por

Carlos Holbein

Professor de química por formação ou "sina" e escritor por "vocação" ou insistência...