Disco: “Porgy & Bess”, Oscar Peterson e Joe Pass

Quase todo mundo conhece ou já ouvir falar sobre a magistral ópera jazzística dos irmãos Gershwin, “Porgy and Bess”. Isto porque a consagrada obra foi executada pela primeira vez em 1935. De lá para cá, inúmeras montagens já foram apresentadas nos quatro cantos do planeta. E em quase todas, posso imaginar, deve ter sido um tremendo sucesso.
O que eu posso dizer, minha gente, é que eu tirei a “sorte grande” quando fui assistir ao espetáculo que foi encenado no Teatro Municipal, do Rio de Janeiro, em 1986. Meus Deus do Céu, o que foi aquilo? Para que tenham ideia da singularidade do evento, o teatro estava totalmente lotado e nos corredores e escadarias havia um “frisson” pairando no ar… Decerto, aquele majestoso teatro merecia isso. E no palco, tínhamos os talentos de Willard White (Porgy) e de Cynthia Haymon (Bess) ditando o andamento da ópera e, de algum modo, libertando os nossos corações. Afinal, a obra de George Gershwin é impecável e as melodias construídas com o irmão Ira Gershwin tornaram-se imortais. “Summertime” talvez seja a canção mais conhecida da ópera mas, justiça seja feita, não se pode negar o extraordinário valor de “It Ain’t Necessarily So”, “Bess, You Is My Woman Now”, “I Loves You Porgy” e “I Got Plenty o’ Nuttin'”.
Este CD, “Porgy & Bess”, de Oscar Peterson e Joe Pass contempla bem mais do que as belas canções. Porquanto ele nos apresenta um outro viés, ao introduzir o “clavicórdio”, instrumento tipicamente erudito, no ambiente jazzístico. Só mesmo Oscar Peterson se atreveria em enfrentar tamanho desafio. E, verdade seja dita: saiu-se vitorioso!
De resto, lembro apenas que aquelas melodias tomaram conta da minha alma. Coisa linda… “I love you Porgy”, era o pranto daquela sofrida mulher ecoando em todo o teatro. E eu, emocionado com o grito, respondia em meus pensamentos: “Bess, you is my woman now”!!

Publicado por

Carlos Holbein

Professor de química por formação ou "sina" e escritor por "vocação" ou insistência...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s